domingo, 29 de setembro de 2013

Cristo descrito por João

Cristo descrito por João

O evangelho de João descrito como uma galeria de obras de arte. Este evangelho apresenta uma série de desenhos, em cada um deles Cristo é a figura central.

Versículo chave, 20.31: "Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome."

Cada um dos vinte e um capítulos, contém um retrato impressionante de algum aspecto do caráter e obra do Salvador.

Os primeiros dois capítulos contêm cenas que se complementam.

No capítulo 1, ele é o Filho de DEUS, e sua divindade é descrita. “No princípio era o Verbo e o Verbo estava com DEUS, e o Verbo era DEUS” (v. 1). “Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade” (v. 14).

No capítulo 2, ele é o Filho do Homem. Aqui temos uma imagem que ilustra sua humanidade perfeita. Aparece como convidado de um casamento em Caná da Galiléia. Mistura-se com homens comuns em suas atividades sociais.

No capítulo 3, ele é o Mestre divino, que ensina a um mestre de Israel. Nicodemos diz. “Mestre, sabemos que ensinas da parte de DEUS” (v. 2).

No capítulo 4, ele é o Ganhador de almas. Aqui vemos os passos de JESUS, conduzindo a alma enegrecida da mulher samaritana para a luz.


No capítulo 5, ele é o grande Médico, cheio de compaixão pelos paralíticos que sofrem.
Mostra seu poder divino curando, de maneira instantânea, um caso sem esperança (v. 8,9).

No capítulo 6, ele é o Pão da vida (v. 48). Sem ele, a alma do homem morre faminta.



No capítulo 7, ele é a Água da vida (v. 37) que satisfaz o coração sedento.




No capítulo 8, ele é o Defensor do fraco. Uma cena mostra como defendeu a mulher decaída (v. 3-11). (Veja também sua defesa em favor das crianças, Mc 10.13-15.)

No capítulo 9, ele é a Luz do mundo (v. 5). Reivindica esse direito e o comprova, dando luz a um cego de nascença (v. 11).

No capítulo 10, ele é o Bom Pastor (v. 11). Cuida “do rebanho” com extremo cuidado e dá sua vida pelas ovelhas.



No capítulo 11, ele é o Príncipe da vida (v. 25). Prova seu direito a este título quando chama a Lázaro da morte (v. 43.44).

No capítulo 12, ele é o Rei. Entra em Jerusalém montado em um jumentinho e é aclamado rei de Israel pela multidão (v. 12-15).

No capítulo 13, ele assume o lugar de um Servo. Aqui temos a cena maravilhosa de sua condescendência, ao lavar os pés dos discípulos (v. 4,5).

No capítulo 14, ele é o Consolador. Mesmo sua crucificação estando tão próxima, esqueceu-se de si mesmo por completo e consolou a seus conturbados discípulos (v. 1).

No capítulo 15, ele é a Videira verdadeira (v. 1). É a fonte de todo fruto espiritual.



No capítulo 16, ele é o Doador do Espírito. Quando partiu, prometeu enviar o Consolador ao mundo (v. 7-15).

No capítulo 17, ele é o Grande Intercessor. Oferece sua maravilhosa oaração intercessora pela igreja.

No capítulo 18, aparece como o Sofredor Modelo (v. 11). Submissamente toma o cálice de sofrimento de seu Pai.

No capítulo 19, ele é o Salvador crucificado (v. 18; 3:14). Chega a ser “obediente até a morte, e morte de cruz!” (Fp 2:8).



No capítulo 20, ele é o Conquistador da morte. Por quatro vezes encontrou e derrotou ao “rei dos terrores”. Primeiro, ao lado da cama de uma menininha, Mt. 9.24,25; segundo, no enterro do filho da viúva, Lc. 7.11-15; terceiro, na tumba de Lázaro, Jo 11.43,44. Finalmente, entra na própria fortaleza do “destruidor sinistro” e transforma-se no Conquistador (20.11-17; Ap. 1.18; ).



No capítulo 21, ele é o Restaurador do arrependido. Comissiona Pedro como pastor do rebanho e manda-o alimentar as ovelhas e os cordeiros (v. 15-17).



Pr. Marcos Rocha - Missão Profética
fonte: BIBLIA DE ESTUDO THOMPSON

sábado, 28 de setembro de 2013

O PODER DE DEUS QUE NOS MOTIVA A VENCER



Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, Servo de Moisés:
“Meu servo Moisés está morto”. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas.
Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês.
Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande, no oeste.
Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.
"Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados.
Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar.
Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.
Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".

Josué 1:1-9

A vida a todo o momento testa nossa força e nosso animo, nossa motivação, nossas fraquezas, nossa paixão, nossa fidelidade, nossa coragem, nosso amor, nosso testemunho, nossa capacidade de justiça, nossa fé e nossa chamada diante de DEUS e nosso Comprometimento diante da sua presença. Outra condição que vem a todo o momento nos provar é o inimigo da nossa Salvação, que utiliza destas ferramentas para nos provar, visando sempre o nosso desanimo. Estas artimanhas minimizam as nossas ideias, nossos sonhos e acabam com a vida de muitos seres humanos. Quantos Casamentos acabam de vido a este desânimo que abate a confiança e destrói em alguns momentos a fé, em si mesmo e também em CRISTO JESUS nosso SENHOR. Este mal atingiu a vida de um homem que traindo a CRISTO não viu alternativa para a sua angustia e deliberadamente tirou sua vida, cito a vida de Judas. Não fora diferente com Josué, ao perder o seu mentor, mestre, e homem que até aquele momento era o exemplo a ser seguido, a situações na vida de um cristão que literalmente ele acredita que perdeu o norte, o rumo, perdeu o foco, perdeu a motivação, e pensando nisto quero trazer a nossas vidas um estudo rápido para que você entenda que isto ocorre nas nossas vidas, mas simplesmente para que DEUS possa ver do que somos capazes, afinal ELE nos formou, criou e nos fez a sua imagem e semelhança, e podemos tudo naquele que nos fortalece.

         I.            ANIMO DIVINAL


Após a morte do servo do SENHOR Moisés. Josué havia perdido o rumo, parecia um navegador sem destino, e DEUS o vendo desta maneira, Tratou logo de motivar Josué para um grandioso trabalho e dar seguimento a tudo quanto fora feito por Moisés. Desanimo atingiu funda a vida de Josué, ao ponto das escrituras nos ensinar que ele se abateu literalmente. Quando vemos a menção Divinal dando uma ordem para Josué, “Levanta-te”...; ou seja, põe-se em pé, atitude para que ele saísse daquela situação na qual estava. DEUS agora convoca Josué para dirigir o povo do SENHOR rumo a Terra da Promessa, contudo Josué ainda estava enlutado. (v. 2). Naquele momento, Josué tinha duas grandes barreiras a vencer: uma era a ausência de Moisés, seu mentor e pai na fé, e a outra, o exercício da liderança de um grande povo com todas as dificuldades que isso em si trazia. Esta situação era um grande peso sobre Josué. Entrementes, Deus fala a Josué: "Esforça-te e tem bom ânimo (Seja forte e corajoso), porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria" (v. 6). Para Anima-lo antes desta ordem, o SENHOR promete estar com ele o tempo todo, e lhe diz: “todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês”. “Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida”. “Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.




As Adversidades sempre querem nos desmotivar, nos amedrontar, nos forçando a recuar, ficarmos tristes, abatidos, ao ponto que chegamos a um estado deplorável e acabamos prostrados. A Ciência atualmente alerta sobre uma doença forte e destrutiva que tem atacado e acabado com muitas vidas. A depressão é uma síndrome clínica constituída de sintomas básicos, tais como: humor básico deprimido, inibição mental, inibição do impulso vital e transtornos do sono. Além destes, podem ocorrer os sintomas chamados associados, que são: ansiedade, transtornos do caráter e perturbações físicas. Os quadros clínicos dos estados depressivos são muito variados, de acordo com a predominância deste ou daquele sintoma.
Quantos projetos pessoais, familiares, ministeriais são adiados ou até mesmo cancelados porque não nos sentimos devidamente animados para tanto? Nesses momentos de crise, entretanto, a orientação do Senhor é uma só: "...esforça-te e tem bom ânimo...". A certeza de que a vitória virá está na confiança desta palavra que por si só é incentivadora de nosso sucesso. A PALAVRA DO SENHOR é a nossa resposta: Salmo 55:22 diz: “Lança teu fardo sobre o próprio Jeová, e ele mesmo te susterá. Nunca permitirá que o justo seja abalado.” Os benefícios da oração não são imaginários; são reais. Quando oramos, nos comunicamos com Jeová Deus, que está ‘perto dos que têm coração quebrantado’. — Salmo 34:18.

II - UM DEUS QUE EXIGE OBEDIÊNCIA E ATITUDE (v.8)

A maioria dos desânimos que os seres humanos sentem de acordo com muitos pesquisadores, vai de encontro ao bem estar na vida, e principalmente com um fator importante; sucesso. O ser bem sucedido em alguma coisa que fora planejado pelo homem, o motiva mais e mais, contudo quando o homem infelizmente fracassa em algo entristece, e o acumulo de fracassos o faz desmotivar. A perca de algo muito valioso também atinge em cheio o homem, e esta frustração de perda, ainda mais na morte literalmente o enfraquece mentalmente, psicologicamente e fisicamente, levando-o a um estado frágil. Ciente desta condição, DEUS mostra a formula para o sucesso na jornada de Josué.
DEUS o ensina que para ser bem sucedido em sua caminhada e compromisso, deveria não somente ler e meditar na PALAVRA DO SENHOR, mas também aplica-la diariamente em sua vida, e naqueles que estaria conduzindo a promessa. (v. 8). Josué precisava confiar na palavra de Deus e dela devia se alimentar, inclusive recitando-a. Do contrário, ele não prosseguiria em busca de seus objetivos, já que os obstáculos à sua espera, sob a ótica humana, eram enormes e desalentadores.
“Mas os que Esperam no SENHOR renovam as suas forças. Voam bem alto como as águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” Is 40:31
“Levantasse, resplandece; porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória de DEUS”. Is 60:01
Confiança é o segredo para irmos a diante e vencermos os nossos obstáculos, foi o ensinamento direto de JEOVÁ para Josué. Confiando em DEUS ele iria vencer os limites impostos pela condição humana e terrena, teria forças espirituais para vencer, isto é o mais importante, quando temos a força que vem de DEUS. a clareza vem sobre nossas vidas por intermédio da PALAVRA DE SALVAÇÃO, isto nos aquece por dentro, alimentando nossa alma, espírito, mente, corpo, com calor celestial, alegria pela clareza de alma. Por isto a luz resplandece sobre nossas vidas, quando meditamos na sagrada ESCRITURA.
Obedecer a Deus é um grande privilégio e as bênçãos decorrentes deste ato são inúmeras. Além disso, a obediência atrai a presença do Altíssimo. Assim como fez Josué, precisamos nos apossar da promessa do Senhor e meditar em Suas verdades, zelando pelo fiel cumprimento de sua palavra em nossas vidas. Amados, a nossa caminhada é marcada pela mão forte do Senhor. Ele é fiel e amoroso para nos sustentar mesmo diante da mais complicada situação e por isso precisamos aplicar em nossas vidas seus mandamentos. Só assim conseguiremos a realização de nossos sonhos, pois assim Ele prometeu: "... porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares." (v.9).

III - CONCLUSÃO



Na Bíblia existem 365 expressões "não temas" registradas, segundo alguns estudiosos. Dizem eles que é uma para cada dia do ano já que diariamente situações existem que tentam nos desanimar. A verdade é que o Senhor, preocupado com as nossas debilidades, apressou-se em nos encorajar, dando-nos o devido suprimento e a certeza em diversas passagens de sua Palavra de que não estamos sozinhos e precisamos apenas nos esforçar diante das adversidades e o resto Ele fará. Entregue-se agora mesmo ao Senhor JESUS CRISTO e confie nEle. Não temas. Anime-se, pois Deus é contigo.