terça-feira, 3 de julho de 2012

Ungido para Libertar





“O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável da Graça do Senhor.” Lucas 4:18-19 (Versão Shedd).

Toda a Palavra do Senhor é Maravilhosa, e uma destas que trago sobre minha vida como realmente um padrão de vitória é esta mensagem no qual Isaías relata em seu texto Bíblico no capitulo de seu livro 61, nos versículos 1 e 2. O ungido de DEUS para Libertação dos grilhões do pecado do ser humano diante de Satanás; JESUS toma para si esta linda palavra profética e começa seu ministério de Libertação da coroa da sua criação.
A palavra CRISTO é uma adaptação para o Português da palavra grega CHRISTOS, que significa UNGIDO. Cristo é sinônimo de MESSIAS, pois a palavra MESSIAS é uma adaptação para o Português da palavra hebraica MASHIACH, que significa UNGIDO. A palavra hebraica MASHIACH foi adaptada para o grego como MESSIAS, e passou para o Português com esta mesma forma, MESSIAS; em hebraico, a palavra MASHIACH é usada para designar pessoas que foram ungidas para exercer alguma função. O sumo sacerdote é chamado de MASHIACH, pois ele foi ungido para exercer a função de sumo sacerdote (Lv. 4:05). O rei de Israel também é chamado de MASHIACH, pois foi ungido para exercer a função de rei (I Sm.2:35) . As palavras MASHIACH, MESSIAS, CRISTO e UNGIDO, são sinônimos; ou seja, JESUS o Cristo é o Ungido para Libertação da Humanidade.
Vemos em toda a Vida de Jesus a ação do Espírito Santo, desde o seu Nascimento (Lc 1:35) até a sua ascensão aos céus, sendo a nuvem a glória de DEUS (Shekinah) citado em Atos 1:09. No seu batismo o próprio Espírito Santo se encarregou de ungido e a voz do Senhor DEUS pode ser ouvida mostrando a unificação da Trindade Santa. JESUS foi levado pelo Espírito ao deserto e lá pela unção em sua vida, o poder de DEUS ele venceu o maligno na tentação, após isso ELE retornou a Galileia, direcionado pelo Espírito Santo. Foi ungido como homem para nos ensinar a condição de sermos totalmente dependentes do Espírito Santo e com isso darmos toda a glória e graça a DEUS.
Soteria, ou seja, no Grego ato ou efeito de libertar, libertação, segurança e mais ainda Salvação. Ser liberto é ser livre, ser seguro e salvo por CRISTO, livre de todo o pecado, questão de totalidade, pois JESUS levou sobre si todos os nossos pecados, ou seja, passado, presente e futuro já foram pago na cruz do calvário. Somos justificados do nosso passado, preparado no nosso presente e libertados do perigo futuro, para isto basta continuarmos seguindo as suas ordenanças. ELE utiliza varias maneira para nos libertar e uma delas nós fomos tocados, seja ela adoração, louvor, milagre, cura, prodígios, sinais e a sua palavra.
Cristo veio libertar o pobre: Ef 1:03 ”Bendito seja DEUS, PAI de nosso Salvador e Senhor JESUS, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes.” Ou seja o SENHOR veio trazer salvação e libertação aos pobres; o ser humano possui muitas pobrezas, mas a principal é realmente a pobreza espiritual, e Cristo veio encher-te de bênçãos espirituais para que possa testificar a ação divina em sua vida, e com certeza todas as demais coisas irão ser agraciada sobre a sua vida.
Veio libertar os cativos: Gl 5:1,13 “ Foi para liberdade que o Senhor nos libertou. Portanto permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.” “Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião á vontade da carne, mas sirvam uns aos outros por amor. “ELE levou sobre si o nosso jugo, para nos libertar, tanto física e espiritualmente. Somos templos do Espírito Santo e somos livres e não prisioneiros do pecado, mas sim servos de Cristo para salvarmos vidas e nos ajudarmos, esta é a sua lição.
Libertar os Cegos: Jo 8:12 “EU SOU a luz do mundo. Quem me segue; nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida.” Sabemos que a humanidade jaz em trevas, a escuridão cega o ser humano da glória de DEUS, mas a sua misericórdia é tão grande que trouxe luz para o ser vivo, sabendo que a luz significa claridade, condição de ver, calor e liberdade de poder caminhar. CRISTO é a luz que nos guia no meio da escuridão. Somos libertos da escuridão que nos cega de vermos a JESUS, sua paz e salvação.
Libertar os Oprimidos: MT 11:28 “ Venham a mim, todos os que estão cansados e oprimidos, e eu lhes darei descanso.” Somos oprimidos desde o nosso nascer, mas o SENHOR intercede por nós e leva sobre si nosso julgo, por isso temos que aprender a enxergar a libertação que realmente JESUS trouxe sobre nós, não nos deixarmos levar pela imaturidade espiritual e angustias e tristezas, mas sim entregarmos nas mãos de nosso Senhor e aguardar com paciência no Senhor, por mais que seja realmente difícil, mas temos que confiar, pois sabemos que ELE já nos libertou das nossas opressões e de nossos opressores.
Para todo aquele que medita nas palavras do SENHOR, seja as bênçãos de CRISTO e sobre aquele que ainda não conhece, procure conhecer o seu libertador, pois ELE te conhece.

Servo do SENHOR Marcos Rocha – Secretário da Igreja.