quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

UNGIDO PARA LIBERTAR

UNGIDO PARA LIBERTAR



“O ESPIRITO DO SENHOR está sobre mim, pelo que me ungiu para Evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos e apregoar o ano aceitável da Graça do SENHOR.” (LUCAS 4:18-19)

Toda a Palavra do SENHOR é maravilhosa, e uma destas que trago sobre minha vida como realmente um padrão de vitória. Esta mensagem no qual Isaias relata em seu texto bíblico no Capítulo de seu livro 61, nos versículos 1 e 2. O ungido de DEUS para libertar dos grilhões do pecado do ser humano diante de Satanás; JESUS toma para si está linda Palavra Profética e começa seu ministério de Libertação da coroa da sua criação.
Isaías era filho de Amoz. O Talmude afirma que Amoz, pai de Isaías era irmão do rei Uzias. Isaías profetizou durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias (1.1). O nome Isaías significa “o Senhor salva”. O profeta era da mesma época de Amós, de Oséias e de Miquéias, e começou seu ministério em 740 a.C., ano em que morreu o rei Uzias (6).
 Teria nascido por volta de 760 e vivido pelo menos até 681 a.C. De família nobre de Judá, Isaías era casado, e tinha no mínimo dois filhos: Sear-Jasube (7.3) e Maer-Shalai-Hash-Baz (8.3). É provável que tenha passado a maior parte de sua vida em Jerusalém, exercendo maior influência no reinado de Ezequias (37.1-20). A Isaías também é atribuído a composição da história do reinado de Uzias (2 Cr 26-22). Segundo uma tradição judaica Isaías foi serrado ao meio pelo rei iníquo Manasses.
A Palavra CRISTO é uma adaptação para o português da palavra grega Χριστός (Khristós); que significa UNGIDO. CRISTO é sinônimo de MESSIAS, pois a Palavra Messias é uma tradução da palavra hebraica:
 משיח, transl. Māšîªħ, Mashíach, Mashíyach, "O Consagrado"; ou seja; “UNGIDO” a forma asquenazi é Moshiach, e aaramaica é meshicha/meshiacha) refere-se, principalmente, à profecia da vinda de um humano descendente do Rei David, que irá reconstruir a nação de Israel e restaurar o reino de David, trazendo desta forma a paz ao mundo. MASHÍACH foi adaptada do hebraico para o grego como messias, e assim para a nossa língua. É a palavra utilizada para designar pessoas que foram ungidas para exercer alguma função. O sumo sacerdote é chamado mashiach, pois foi ungido para exercer a função sacerdotal (Lv 4:05). O rei também recebe esta mesma nomenclatura devido a unção real (I Sm 2:35).



MASHIACH, MESSIAS, CRISTO E UNGIDO, são sinônimos; ou seja, JESUS o Cristo é o servo do SENHOR ungido para LIBERTAR a Humanidade da sua prisão, ou seja o pecado. JESUS fora literalmente ungido pelo ESPÍRITO SANTO para esta tarefa.



Vemos em toda a vida de JESUS a ação do ESPÍRITO SANTO, que desde o seu nascimento esteve presente (Lc 1:35), até a sua ascensão aos céus, sendo a nuvem a glória de DEUS (SHEKINAH = Divina Presença) citado em Atos capítulo 1 versículo 9. Quando já adulto o filho de DEUS vai ao Rio Jordão para ser batizado por João o Batista. Neste evento ímpar, o ESPÍRITO SANTO desce sobre ELE no momento batismal e a VOZ de DEUS PAI é ouvida dos Céus, havendo a confirmação do plano de redenção da humanidade na pessoa do escolhido de DEUS, e a unificação do DEUS trino, a santíssima trindade. Após este momento, JESUS é levado pelo ESPÍRITO DO SENHOR ao deserto para ser tentado, provado pelo oponente da nossa alma (Satanás) e vence-lo pelo poder da PALAVRA do SENHOR. Voltou para a Galiléia de onde iniciou seu trabalho de libertação do ser humano, sempre direcionado pelo poder do ESPÍRITO SANTO.



Soteria, ou seja, no Grego é o ato ou efeito de libertar, libertação, salvação, segurança. Ser liberto é ser livre, seguro e salvo na pessoa de CRISTO JESUS. Livre do pecado, questão de totalidade, pois ELE levou sobre si todos os nossos pecados (Isaias 53). Todos os nossos pecados, ou seja, totalidade, um ato que representa libertação no passado, presente e futuro, pois todos os nosso pecados foram jogados no mar do esquecimento do seu sangue carmesim derramado na cruz do calvário (Is 43:02; Mq 7: 18-19). Somos justificados do nosso passado, preparado no nosso presente e libertados do perigo futuro, para isto basta continuarmos obedecendo a sua voz (Rm 5:08-09; I Jo 1:07); ELE utiliza várias ferramentas para nos libertar, entre elas, louvor, adoração, milagre, cura, prodígios, sinais e a sua palavra.



CRISTO veio libertar o pobre: Ef 1:03 “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo”. O SENHOR veio trazer salvação e libertação aos pobres; o ser humano possui muitas pobrezas, mas a principal é a pobreza espiritual, pois esta atinge toda a forma humana, moral, psicológica e outras áreas. JESUS veio encher-te de bênçãos espirituais para que possa testificar a ação divina em sua vida, e com certeza todas as coisas irão ser agraciadas sobre a sua vida quando entregamo-nos a ELE e deixemos enriquecer nossa alma com a sua PALAVRA.



Libertar os cativos: Em Gálatas 5: 1,13 “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.” “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.” ELE levou sobre si o nosso julgo de condenação, ou seja, nosso pecado. Nos libertou desta opressão física e espiritual, e com isto deixamos de ser apenas criaturas e passamos a ser filhos de DEUS, templos do ESPÍRITO SANTO, somos livres do acusador, e nos tornamos servos e amigos de CRISTO, coerdeiros da herança celeste, e enviados por ELE para dar seguimento ao seu trabalho, pregando o evangelho da paz.



Libertar os Cegos: Jo 8:12 “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. O próprio João na sua Primeira Carta, no Capítulo 5 e no versículo 19, entendemos e aprendemos que a humanidade perece na malignidade de suas escolhas, morrendo e padecendo no maligno. Paulo na segunda carta que escreve a Igreja de Corinto, no capítulo 4, versículo 4, o regente desta era esta cegando o mundo com este artificio maligno. Onde o amor de quase todos tem se esfriado, pois estamos cegos para a luz de CRISTO. A cegueira mundana está literalmente entregando o poder da vida humana a Satanás, contudo a LUZ da PALAVRA de DEUS, limpa a cegueira humana, libertando do mal, contudo para isto JESUS nos ensina a buscar dele colírio santo, da sua PALAVRA no texto de Apocalipse 3:18. Luz significa claridade, clareza, brilho, luminosidade, iluminação, calor. A sua misericórdia trouxe clareza para o ser humano, com isto, somos agora capazes de seguir o caminho vivo da PALAVRA, afinal ELE é o caminho, a verdade e a vida. Com a claridade, podemos ver o caminho e segui-lo com confiança, somos aquecidos pelo teu poder e nossa mente literalmente brilha com o poder do redentor. Somos libertados da escuridão, para com isto pegarmos a PALAVRA de DEUS e usar como um farol no meio das trevas desta era, para libertar nosso irmãos.



Libertar os oprimidos: Mt 11:28 "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.” Oprimidos é o ser humano deste o seu nascimento, devido ao pecado original, o ser humano já nasce com o peso do pecado sobre a sua existência. Com o passar do tempo este peso aumenta de acordo com as nossas escolhas erradas, somente um fato pode mudar tudo isto. JESUS nos ensina neste texto expressado por Mateus que o fardo dele é leve, diante da humildade de aprender a servir a ELE com valor, pois nós temos valor. A opressão faz com que o homem cada vez mais caminhe de cabeça baixa, mas DEUS veio por você de pé, erga a cabeça, ELE te transforma em cabeça, ao invés de calda. O SENHOR da nossa vida leva sobre si o nosso fardo e julgo, temos que ter ciência e não nos deixar pelas mentiras de Satanás, temos que ser maduros espiritualmente. Temos provações, angustias e tristezas como todo ser humano na terra, não podemos ser imaturos ao ponto de não compreender isto. Ao entregar nossa vida a ELE, tudo fica diferente, afinal ELE mesmo ensina, Entregue teu caminho a Mim, confie em mim e EU tudo farei. O salmista nos ensina em seus escritos no salmos 37. Devemos aprender a esperar com paciência nele, por mais que seja difícil, ainda mais num ambiente mundano que vivemos, no qual a sociedade impõe um ritmo lunático do imediatismo. Hoje tudo tem de ser na hora, levando as pessoas a uma depressão profunda por não atingir as suas metas no momento que querem, quando na verdade a evolução é um ato que exige tempo. E isto tem levado as pessoas a uma opressão auto imposta. A igreja do SENHOR deve como CRISTO pregar e ensinar sobre isto, lembrar o ser humano que existe um tempo para todas as coisas. Confiança é isto, esperar pacientemente pelo que o outro irá fazer, sem cobranças, sem pressão. Hoje o imediatismo tem levantado homens arrogantes, amantes de si mesmos, com uma petulância de querer exigir de DEUS algo, quando na verdade, somos nós que devemos a ELE a nossa real, simples e definitiva adoração, gratidão por tudo quanto tem feito. ELE simplesmente entregou a nossa liberdade, tirando de nossa alma o peso eterno do pecado, e nos dando a leveza da graça eterna da SALVAÇÂO.



Assim sendo pense um pouco no que acabou de ler, hoje você literalmente é livre do pecado, pois como Paulo nos ensina em sua carta maravilhosa aos Romanos 10:6-10: “Mas a justiça decorrente da fé assim diz: ‘Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu? Isto é, para trazer do alto a Cristo ou: Quem descerá ao abismo? Isto é, para levantar Cristo dentre os mortos. Porém que se diz?’ A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.” Somos livre de nós mesmos, somos livres, do mundanismo, somos livres do pecado, somos livres da opressão satânica, somos livres da grande nuvem de acusadores, somos livres da morte eterna, somos livres do inferno. Somos livres para adorar a DEUS de todo o nosso coração,Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” João escreve sabiamente em sua primeira carta, no capítulo 5 e no versículo 4. Somos mais do que vencedores, porque o SENHOR nos fez vencedores e livres para a sua vontade. Era pobre de espirito, contudo hoje o ESPÍRITO SANTO habita em mim, antes cativo, preso em grilhões do passado que nos condenava, agora libertados pelo poder redentor e lavados, purificados em seu sangue carmesim. Outrora cego espiritualmente, sem ver a luz do céu, e andando nas trevas do erro, mas a luz da esperança brilhou para que hoje, atualmente você possa ver. “O que queres que ELE te faça”, responda a ELE, SENHOR que eu veja a sua glória em minha vida. Isto sim é liberdade, pois a opressão que me derrubava, não derruba mais, antes escravo do pecado, hoje livre para adorar e entrar nos céus pela porta. Que o SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO abençoe a sua vida. Que se você ainda não foi liberto da religiosidade, pois CRISTO não é religião, CRISTO é vida. Procure hoje uma Igreja Evangélica, deixe o SENHOR falar contigo. ELE está a porta e bate, se alguém abrir a porta, ELE entrará, irá cear contigo e fará morada no seu coração.



Pr. Marcos Rocha.






Nenhum comentário:

Postar um comentário